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Learning Support Systems|Curricular Areas not disciplinary|Civic Education
«A Formação Cívica é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania, visando o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, activos e intervenientes.» Decreto - Lei n.º 6/2001

No âmbito da Área Curricular Não Disciplinar – Formação Cívica – o Director de Turma tem ao dispor 45 minutos em conjunto com os seus alunos, a fim de proceder a um acompanhamento mais sistemático, seja no que diz respeito à vertente académica, seja relativamente à dimensão pessoal dos pequenos cidadãos em formação. A Formação Cívica aparece assim como um espaço de integração e desenvolvimento de atitudes e saberes que contribuem para a melhoria das competências essenciais das outras disciplinas do Currículo. Apresenta-se, ainda, como um espaço privilegiado para a aquisição e o desenvolvimento das competências transversais.

Objectivos Gerais da Formação Cívica

- Desenvolver competências necessárias ao exercício de cidadania.
- Promover atitudes de auto-estima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos autónomos, participativos e civicamente responsáveis.
- Promover valores de tolerância e solidariedade.
- Estimular a participação dos alunos na vida da turma, da escola e da comunidade.

Objectivos Específicos da Formação Cívica

- Debater os problemas da turma e resolver conflitos.
- Valorizar as experiências vividas e sentidas pelos alunos.
- Promover o diálogo e a reflexão sobre questões relativas à participação/actuação individual e colectiva nos diferentes espaços da escola, recorrendo a atitudes, normas e valores que visem a sua preservação e melhoria.
- Promover o diálogo e a reflexão sobre as regras de convivência e respeito mútuo na comunidade educativa, questionando comportamentos, atitudes e valores.
- Consciencializar os alunos para a importância das relações humanas e a existência de regras de conduta social.
- Adquirir hábitos de participação democrática ao nível do debate de ideias.
- Aprender a exprimir opiniões fundamentadas. Conteúdos Essenciais da Formação Cívica
- Módulo Curricular “Cidadania e Segurança”, de Carácter Obrigatório no 5.º Ano de Escolaridade, que se encontra organizado em torno de 3 temas estruturantes: Viver com os Outros, As Situações de Conflito e Violência e Os Comportamentos Específicos de Segurança.
- Eu, aluno... - reflexão sobre assiduidade, pontualidade, comportamento e aproveitamento escolar da turma.
- Saber estar na sala de aula.
- Saber estar nos diferentes espaços da escola.
- Medidas Educativas Disciplinares (preventivas e de integração ou sancionatórias).
- Direitos e Deveres dos Alunos.
- Direitos e Deveres dos Membros da Comunidade Educativa.
- Relações Interpessoais (na escola e em comunidade).
- Respeito pelo Outro (na escola).
- Respeito pelo Outro e pelas Diferenças.
- Práticas de Solidariedade e Cooperação.
- Educação para a Saúde e Sexualidade.
- Educação Ambiental.
- Educação para o Consumo - Direitos e Defesa do Consumidor.
- Educação para a Sustentabilidade.
- Conhecimento do Mundo do Trabalho e das Profissões e Educação para o Empreendedorismo.
- Educação para os Direitos Humanos.
- Educação para a Igualdade de Oportunidades.
- Educação para a Solidariedade – Práticas de Solidariedade e Cooperação.
- Educação para a Segurança (Prevenção Rodoviária; Segurança nas Salas de Aula e na Escola).
- Educação para os Média.
- Dimensão Europeia da Educação.
- Educação Política (Símbolos Nacionais, Órgãos de Soberania Nacional, Direitos e Deveres dos Cidadãos).
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